segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Compensando exposição

Lá no começo dos meus textos desse blog, eu falei sobre o ponto. Se não viu, clique aqui e leia, pois os conceitos lá citados são importantes para a compreensão do texto a seguir.

Ocorre que muita gente ainda não domina técnicas para aumentar ou diminuir um ponto para compensar uma exposição errada, seja com ou sem flash. Ou pior: sua máquina pode não ter as configurações básicas necessárias para esses ajustes.

Sendo assim, vou mostrar aqui como fazer esse tipo de compensação em qualquer máquina, desde as mais profissionais (nos seus modos automatizados) até em celulares e máquinas compactas das mais chulés.

Procure no menu do equipamento uma sigla EV. Veja a imagem abaixo. Pode clicar, que fica maior


São vários exemplos de como aparecem em diversas situações. Se a foto está escura, refaça-a aumentando o EV. Tentativa e erro mesmo, você é amador (eu também) e não deve se envergonhar disso.



A mesma compensação existe em flash. Máquinas com flash embutido ou um flash dedicado também pode fazer a leitura errada, então tem a compensação pra te ajudar. A foto ficou chapada, clara demais? Coloque  o EV negativo, e seja feliz!

Com o tempo, você vai se acostumar e saber, de antemão, quantos pontos (ou décimos) aumentar ou diminuir. Com muita experiência, é capaz de prever isso e já ajustar (e acertar!) já na primeira foto.

Dica: Se a sua foto tem muitos elementos brancos, já reduz um ponto no EV. O inverso vale para quando os elementos da foto são todos negros...

Espero ter mais uma vez colaborado com seu aprendizado, e tendo dúvida, dica, sugestões, não hesite em comentar aí embaixo!

Ditulis Oleh : Adalberto // 18:38
Kategori:

1 comentários:

  1. Achei no meu celular, nem sabia que tinha! Ajudou já em algumas fotos! Show! Valeu!!!

    ResponderExcluir

 
Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.