quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ISO: Seu principal mistério


Olha eu aqui de novo!

No primeiro post dessa série dos conceitos básicos de fotografia, eu disse que, se eu fizesse uma foto com oito lâmpadas acesas e ISO 100, teria o mesmo efeito que 1 lâmpada acesa e ISO 800. E eu não estava mentindo. Em termos de luz, é isso mesmo. Se você diminui algo de um lado e compensa no "mesmo tamanho" do outro, a luz fica igual. Isso também vale para abertura e velocidade de obturador.

Assim, com apenas esse conceito em mente, quando eu saía para fotografar era normal deixar todos os parâmetros sempre iguais. Cheguei a deixar o ISO sempre em 800, uma abertura grande e variava somente a velocidade do obturador. Foi aí que eu comecei a apanhar... e quero que você não passe por isso!

Cada um desses 3 ajustes básicos não servem SÓ para limitar a quantidade de luz captada. Cada um tem também algum efeito real na fotografia além da luz, e é isso que vamos ver na prática nesse post. Especificamente, trataremos do que é alterado na qualidade da fotografia com a simples alteração do ISO.

Veja a diferença que existe entre as duas fotos abaixo:

ISO 200


ISO 1600


Basicamente a imagem é a mesma, com (quase) a mesma iluminação, mas com ISO bem mais alto na segunda. As fotos parecem iguais pois compensei na primeira com mais luz de flash. 



O importante a notar é o RUIDO. Se analisar a segunda foto, verá que ela é toda "pintadinha". Isso chama-se ruído...

Conclusão: Quanto maior o ISO, maior o RUIDO.

Portanto, fica a dica: Tente sempre fotografar com o menor ISO possível, para que esse ruido seja menor. E tenha em mente: quanto mais tecnológico (e consequentemente caro) é o sensor da sua câmera, menor será o ruido em ISO alto.


Mais uma vez, caro leitor, espero ter sido claro e didático, mas se tem dúvida, não exite em comentar aí embaixo que tentaremos solucionar!

Caso tenha se perdido na sequencia dos tópicos, aí está:


  1. Básico do básico
  2. O ponto
  3. Abertura 
  4. ISO (esse post)

Click!

Ditulis Oleh : Adalberto // 12:22
Kategori:

2 comentários:

  1. A diferença é que fotos com ISO alto ficam com muito ruído. Não é indicado a não ser que vc não tenha uma boa fonte de luz e não queira perder o click.
    Devemos evitar para conseguirmos melhor qualidade das imagens.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente isso, Ro!

    Apesar de que existem câmeras top de linha que tem nível de ruído quase zero, mesmo em ISO 6400, o que é fantástico!

    Obrigado por visitar meu humilde espaço! Volte (e comente) sempre!

    ResponderExcluir

 
Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.