sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Fotografia: O básico do básico

No início, Deus criou o Céu e a Terra... Não! não tão no início...

No início dos meus estudos, em todas as mídias que eu lia, esbarrava em termos como obturador, diafragma, distância focal, ISO, e tantos outros. Abaixo, um pequeno guia do que é necessário saber antes de se iniciar estudos sobre fotografia. Eu não tive isso, apanhei para descobrir cada um. E não quero que você passe por isso, então lá vai:
  • Olha no espelho. Olhe no seu olho. sabe aquela bolinha preta que tem bem no centro, que dilata e contrai conforme a quantidade de luz? Pois é. Toda lente fotográfica tem essa mesma "peça". Chama-se diafragma. É fácil entender que, quanto mais fechado está o diafragma, menos luz temos para a foto, certo? Assim como o olho... Quando se está num local bem escuro, a íris (bolinha preta) fica bem grandona, bem aberta pra captar a maior quantidade de luz possível. Em fotografia, a abertura pode variar mais ou menos entre f/0.8 (bem aberta, muita luz) e f/22 (bem fechada, pouca luz)
  • ISO. Você vai ver muito falar sobre isso (trocadilho à parte). Define quanto um filme (ou sensor, no caso de fotografia digital) é sensível a luz. Para resumir, um ISO 800 é oito vezes mais sensível que um ISO 100. Sendo simplista, imagine a seguinte situação: você tem um objeto a ser fotografado. Coloca a sua câmera em ISO 100, liga 8 lâmpadas iguais, faz a foto e ela fica perfeita. Para se ter (teoricamente) o mesmo resultado dessa foto com apenas uma lâmpada acesa, é necessário usar ISO 800. 
  • Velocidade de Obturador: é o tempo que a máquina expõe o filme (ou sensor) à cena. Sabe o barulhinho de click da câmera? É o obturador que faz! Quanto mais rápido o click, menos luz é registrada. No mesmo exemplo anterior, se eu fiz a foto com oito lâmpadas e ela ficou boa com uma exposição de um décimo de segundo, se eu deixar acesa apenas uma lâmpada, precisarei de um obturador mais lento, teoricamente 8 décimos de segundo.
Juntando tudo: 

Se eu fizer uma foto perfeita com ISO 200,  abertura f/5.6 e velocidade de 1/1000s  conseguirei repetir exatamente o mesmo resultado com ISO 100,  abertura f/5.6 e velocidade de 1/500s

Claro que existem prós e contras de se usar cada um dessas três configurações, mas isso eu conto num outro post, caso por caso.

Ficou na dúvida? use o comentário logo abaixo para saná-la!

Click!

Ditulis Oleh : Adalberto // 16:21
Kategori:

1 comentários:

  1. cara, sou pbrazil lá do br foto. parabéns vc explica muito bem, valeu mesmo.

    ResponderExcluir

 
Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.